Monday, January 26, 2009

Avé Burocracia!

O enfermeiro que cai e se magoa (felizmente sem gravidade) no desempenho das suas funções e sem que tivesse desrespeitado nenhuma regra de segurança que conduzisse ao acidente tem que:

- Mostrar o cartão de utente no secretariado da urgência onde se apresenta depois de terminado o seu turno, mesmo tendo ficha na instituição e dado todos os dados e mais alguns aquando da contratação;
- Perder meio dia de folga no serviço de saúde ocupacional da instituição a preencher impressos;
- Correr atrás da médica que a atendeu na madrugada da véspera (e que se desconhece em que serviço trabalha ou se sequer trabalha na instituição ou vai lá apenas fazer bancos) para que a mesma preencha e assine um impresso, mesmo quando o registo do episódio de urgência está feito de forma completa no sistema informático, incluindo o motivo de recorrência, os sintomas, os exames pedidos e realizados e a terapêutica prescrita;
- E ter paciência para cumprir todos estes requisitos, sob pena de não ficar com o registo de "acidente de serviço" (não tendo direito à assistência respectiva em caso de complicação posterior) e de pagar à instituição todos os custos inerentes.

Serve recordar que a queda foi acidental, sem qualquer culpa do enfermeiro, que se encontrava a trabalhar para a instituição e que, até agora, só teve como ganhos deste processo dor, incómodo e perda de tempo livre e descanso?! Não. É o sistema, dizem.

2 comments:

hfrv said...

=) isto fez me lembrar uma lenda.. a lenda da enfermeira.. conheces? ca vai...

Quando Deus criou a enfermeira, teve de fazer horas suplementares. Era o sexto dia. Disse-lhe um anjo:- Senhor, há muito tempo que trabalhais para fazer este modelo!- Já pensaste na longa lista de símbolos especiais inscritos nesta encomenda? A obra tem de ser entregue sob a forma masculina e feminina, fácil de desinfectar, sem despesas de conservação e não pode ser de plástico. Ela deve ter nervos de aço, costas que resistam a toda a provação, sendo ao mesmo tempo dócil e graciosa, para se poder sentir à vontade nos quartos de serviço demasiado pequenos. Deve poder fazer cinco coisas ao mesmo tempo, tendo o cuidado de manter sempre uma mão livre. - respondeu-lhe Deus.O anjo abanou a cabeça e disse:- Seis mãos, isso é uma coisa impossível.- A dificuldade não está ai. O que me preocupa são os três pares de olhos que deve ter o modelo padrão; dois olhos para ver a noite através das paredes, durante as velas e para vigiar duas unidades; dois olhos atrás da cabeça para ver aquilo que não gostariam que ela visse, mas de que tem que ter absoluto conhecimento e, seguramente, dois olhos de frente, que olham para o paciente e lhe dizem: "Compreendo-vos, estou aqui, não se preocupe." - Deus respondeu.O anjo puxou-lhe gentilmente pelo braço e disse:- Ide dormir Senhor, amanhã de manhã continuareis.- Não posso. - respondeu o Senhor - Já consegui que raramente adoeça e se saiba tratar a si mesma. Aceita que dez quartos duplos recolham quarenta doentes, mas nunca que dez postos de trabalho sejam apenas providos com cinco enfermeiros. Gosta muito da sua profissão, que exige muito dela e não é muito bem paga. Sabe viver com horários irregulares e aceita ter poucos tempos livres.O anjo andou lentamente à volta do modelo da enfermeira e suspirou:- O material é demasiado mole.Deus replicou:- Mas é tenaz. Tu não imaginas tudo o que ela pode pensar! Não somente pensar, mas avaliar uma situação e tomar compromisso.O anjo inclinou-se mais sobre o modelo, passou-lho o dedo pela face e disse:- Vejo aqui uma fenda. Já vos disse que experimentais várias coisas no vosso modelo.- Esta fenda é feita por uma lágrima. - disse Deus.- Porquê?- Ela corre nos momentos de alegria, de tristeza, de decepção, de dor e de desamparo. - explicou-lhe Deus - É a lágrima que serve de tubo de escape para o excedente.

Não é que seja o sistema.. os moldes é q são mesmo assim.. lendas... **

@na said...

Pois... são lendas que elevam demasiado as expectativas sobre nós.
E, afinal, somos só pessoas, susceptíveis de escorregar no chão mohado, ficar com nódoas negras e todas doridas até ao final da semana! Lol!

Beijinhos