Sunday, January 31, 2010

Dia de jogo

Sou benfiquista. Porquê? É talvez daquelas coisas que não se explicam. A simpatia pendeu para ali, a influência paterna certamente também ajudou e, assim, não sendo "uma doente", a verdade é que o clube do meu coração é o Glorioso.

Ontem fui ao estádio e dei comigo a pensar o quanto um jogo de futebol, à semelhança de poucos outros eventos, traz consigo momentos de pura sintonia.

É absolutamente fantástico ter milhares de pessoas unidas pelo mesmo fio condutor, gritando as mesmas palavras de ordem, cantando as mesmas letras, tendo o olhar vidrado no mesmo acontecimento. Cada um vive à sua maneira, ao seu ritmo, com a sua intensidade, mas de alguma forma paira ali uma aura de comunhão indescritível.

Por 90 minutos, as bancadas transformam-se em palco de irmandade, os estranhos são companheiros unidos pelo mesmo desejo, movidos pela mesma ambição, tomados pela mesma paixão.

Ouvir o nome do meu clube gritado por 52 mil pessoas tem impacto. Comove. Ver um estádio inteiro vestido de vermelho, cantando, agitando cachecóis, fazendo ondas humanas e gritando gooooooooooooooooooooooooooloooooooooooooooooooooooo, de pé, até a garganta doer e o coração parecer saltar pela boca, é arrepiante. É o verdadeiro inferno da Luz.

E mesmo no momento mais duro, que é assistir ao golo do clube adversário, que é admitir a inferioridade, a fragilidade, a má jogada, há apenas breves momentos de silêncio (em que cada adepto digere amargamente o que acabou de ver) e o desânimo não dura mais que uns 15 segundos, até que todo o estádio torne a gritar, ainda mais orgulhosamente, pelo seu Benfica.

Ontem saí do estádio feliz, de braço dado com o meu pai, na noite fria, entre os comentários das pessoas que dispersavam, de volta às suas casas e às suas vidas, na sequela de uma vitória.

Outros dias houve em que saímos desanimados, com derrotas ou empates. Mas não há nada a fazer, de facto. Ser de um clube não é uma escolha racional: o nosso é sempre o melhor do mundo, mesmo quando perde por muitos.

Ser do Benfica é apenas ter na alma a chama imensa. E é algo que não se deixa de ser, como dizia outro alguém, “até morrer”.

6 comments:

hfrv said...

Não te imaginava uma adepta tão fervorosa! =)

SLB SLB SLB!! GLORIOSO SLB!!! =)

Não vou escrever no post posterior a este porque já vi q é dedicado.. ainda assim.. a foto ta altamente.. qtos momentos não são vividos na companhia de uma boa chavena... :D de café.. de chocolate.. de leite bem quente.. ou frio! =) Quantos não são os pensamentos que surgem enquanto algo nos aquece a alma ahah =)

Bjinhos

Unknown said...

Sabes concordo plenamente contigo quando descreves as idas ao estádio, aquela sensação de sintonia, aquele objectivo comum sentido por tantos também me cativa. Sabes, senti uma pontinha de inveja ( boa, ainda bem que podes partiljar esses momentos) quando descreves a saida do estádio com o teu pai. Só não concordo com o que dizes no fim, é possivel mudar, ou talvez eu nunca tenha sido realmente benfiquista. Vou fazer um post a falar sobre isso já que me Andam sempre a chatear, posso fazer um link para p teu blog? Fico à espera da resposta até amanhã, hoje já não me apetece escrever, Beijos.

Unknown said...

Eu e o Hf a competir quem comenta primeiro, viste? Looool. Ia comentar o post seguinte, mas se calhar é melhor não, mas olha, ficou lindo. Devias entrar no phomentos connosco. Outro Beijo.

@na said...

Obrigada pelos vossos comentários :)

Hfrv: Já descobri de quem era um certo número de telefone :p Um dia destes mando-te uma mensagem. E a ver se combinamos uma jantarada, pá!

Feiticeira: Podes pôr um link deste post no teu blog, claro! E explica lá que raio de benfiquista é que muda de clube?! Isso é ser vira casacas! Lololol! Estou a brincar ;) E a alusão que faço no final do post sobre "ser do benfica até morrer" é uma piada de família, porque foi o que disse o meu pai ao meu avô (sportinguista!) quando tiha apenas 5 aninhos. Lol!

Aos dois, e sobre o post de ontem: Notou-se muito em quem estava a pensar?! Lolol! É uma foto que adoro e me reporta a uma pausa para café, daquelas tão simples mas tão reconfortantes...
E são pequenas memórias como esta que se tornam gigantes e esmagadoras perante a distância, não é? :)

Um grande beijinho para os dois (e para a Mónica também)!

hfrv said...

Sim nota-se mt em quem é q estas a pensar! =D =D =D pela boca do smile acho q chega-se la bem =)

Tou aguardando por essa mensagem! um jantarinho vem sempre a calhar! por mim pode ser de pizzas! =D

olha tenho aqui uma coisinha pra ti.. pra que possas começar a ver a nova serie do lost completamente enquadrada..

http://videos.sapo.pt/CRbNCF86Tu0L2GMjw40S

Bjinhos e até breve! O beijinho a Mónica será entregue!

@na said...

Obrigada :) É uma boa ajuda, este link. Quero mesmo ver como aquilo acaba!

Mas como sabe que sou fã de Lost? Não me digas que já conheceste a minha prima! :p