Saturday, February 28, 2009

Teatro em Fevereiro

Acto I: Os Maias

Para quem, como eu, gosta da obra de Eça de Queiroz, o Teatro da Trindade é um destino a não perder. Em cena, a recuperação de Os Maias numa encenação de Rui Mendes.
A acção começa quase no final do enredo, no sarau de solidariedade ocorrido precisamente no Teatro da Trindade e desenrola-se numa peça viva, que deixa aflorar a crítica social sempre tão actual do autor.
Todos conhecemos a história, todos sabemos como vai terminar, mas ainda assim vamos assistindo a cada cena com a mesma curiosidade da primeira vez.
Tendo relido Os Maias várias vezes, a imagem mental que criei de cada personagem nem sempre coincidiu com a imagem dos actores que as representaram, mas foi óptimo
redescobrir esta obra prima da nossa literatura sob outro prisma e ouvir proferir, de viva voz, deixas tão familiares e tão ilustrativas da ironia cirúrgica do velho Eça.

Acto II: Caveman - mim caçar, tu colher!

Absolutamente genial!
Em cena no Teatro Armando Cortez, Caveman é um verdadeiro fenómeno mundial que leva qualquer um às lágrimas.
Jorge Mourato, a solo no palco, explica as diferenças entre homens e mulheres e analisa as relações amorosas entre os dois sexos com base na função de cada um no início da História da Humanidade: homens caçadores, mulheres recolectoras. E não é que muita coisa se aplica?
Sai-se com as bochechas e a barriga doridas de tanto rir e a (quase) convicção de que em cada um de nós vive um homem ou mulher das cavernas.

No comments: