Friday, June 1, 2007

Espírito Peter Pan




Hoje é dia da criança.


Acumulam-se as festas, os passeios, as reportagens na televisão dedicadas a este dia, dedicadas às crianças. E é realmente importante que se recorde o quanto elas são importantes e o quanto devem ser amadas e respeitadas, neste como em todos os dias do ano. Tal como todos os outros "dia de algo", acaba por se tornar um pouco comercial, é certo... mas ainda assim não deixa de ser um dia simpático.

E pode ser uma deixa para pensar no que é feito da criança que fomos um dia, ou onde estaremos a esconder a criança que (dizem) todos temos dentro de nós.

Se é sempre impossível resistir à energia e ao sorriso de uma criança, mesmo daquelas a quem a infância foi roubada pela miséria, pela guerra ou pela exploração, porque será que tantos adultos se esquecem de sorrir com a desculpa de que a vida não lhes corre bem?

Quem dera que todos nós conseguíssemos conservar o espanto no olhar quando vemos algo novo, a curiosidade de saber e conhecer mais, a coragem de questionar, a facildade de soltar uma gargalhada, a capacidade de descomplicar...

Às vezes parece que com a idade a maioria das pessoas deixa de distinguir as cores da vida e passa a vê-la a preto e branco, em tons de cinzento. Correm contra o relógio, com objectivos talvez, mas sem ideais, irritam-se com demasiada facilidade, passam o tempo a criticar e a lamentar-se, pouco sorriem, raramente elogiam algo ou alguém...

Se calhar sou eu que sofro da síndrome Peter Pan e gostava de não crescer... ou pelo menos de não crescer assim... Mas se não da síndrome, não me importava nada que pelo menos mais pessoas pudessem ser contagiadas pelo espírito de Peter Pan! O espírito do menino que teima em não crescer e continua a acreditar... acreditar em algo, em alguém... lutar por isso!

Eu continuo a acreditar que tal é possível não apenas na Terra do Nunca, mas também aqui, na nossa Terra.

No comments: